• Mauricio Elias Personal

EXERCÍCIOS É REMÉDIO PRA DEPRESSÃO

Atualizado: Fev 14

Não acredita? Veja esses estudos e se surpreenda:⁣



📄 Blumenthal et al. (1999) desenvolveram um estudo de 16 semanas com 156 idosos de ambos os sexos acima de 50 anos, com diagnóstico de depressão moderada.⁣


Os idosos foram divididos em 3 grupos: o primeiro tomou apenas medicamentos, o segundo apenas se exercitou e o terceiro fez as duas coisas.⁣


👉 O grupo que apenas se exercitou teve melhoras semelhantes ao grupo que apenas tomou medicamento! 😱 E o grupo que fez os dois teve uma resposta inicial mais rápida (dentro das 4 primeiras semanas).⁣


👉 Mas não parou por aí!⁣


O estudo também fez um acompanhamento posterior para ver a taxa de desistência dos tratamento após as 16 semanas.⁣


Após 6 meses, todos os pacientes que fizeram exercício apresentaram menores taxas de recaída que os que apenas fizeram apenas o uso de antidepressivo. 😱⁣


📄 Dimeo (2001) propôs que o exercício de caminhada com duração de 30 minutos uma vez ao dia durante um curto período de tempo poderia ajudar a reduzir os sintomas depressivos em pessoas com depressão grave. ⁣


Neste estudo, foram selecionados 12 pacientes entre 20 e 65 anos com diagnóstico de depressão grave. ⁣


Todos os indivíduos já tomavam pelo menos dois antidepressivos de diferentes mecanismos de ação, e durante o programa de 10 dias fizeram 30 minutos de caminhada com supervisão.⁣


👉 Apesar de já serem pacientes em tratamento medicamentoso, o exercício causou uma melhora diferenciada durante o estudo!⁣


Os autores concluíram que em curto período de tempo os exercícios aeróbios podem produzir melhora substancial dos sintomas de depressão em pacientes com depressão grave. ⁣


😍 Incrível, né? Nunca subestime o poder transformador do exercício!⁣


Tem alguma dúvida? Comenta aqui embaixo! 👇⁣

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